Conectamos a arte, cultura e alegria de estar com você para fazer um trabalho cada vez melhor. 
DOE
Contribua com o desenvolvimento das nossas atividades 
PARCEIROS
FiQUE POR DENTRO

RÁDIO PALAFITA

+55 13 32919464
 
2002 - 2019 Arte no Dique. Todos os direitos reservados.

O SOM DO ARTE NO DIQUE

1/4

A Xodó Santista nasceu em 2014 com o objetivo de cultivar a cultura nordestina na cidade de Santos de maneira independente dentro da proposta sociocultura. Dessa forma, através da tradicional quadrilha, o grupo dá vida a tradição das festas de São João, especialmente para atender uma grande população nordestina que vive na região sobre palafitas.

 

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil. A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento.

 

De acordo com historiados e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII. Principalmente em Paris ocorriam danças coletivas, formadas geralmente por quatro casais, que tinham o nome de quadrille. Estas danças ocorriam em grandes salões palacianos e contavam com a participação exclusivamente de membros da aristocracia francesa.  

Nuno Ramos

“O Arte no Dique dentro do projeto +Soma abriu as portas para a Xodó Santista e isso tem um valor muito grande, para nós produtores idependentes que bate de frente todos os dias com uma ou mais dificuldades, ter um espaço como o salão do Instituto é impresindivél. Procuramos a cada ensaio intensificar os treinos e as coreografias para mostras para comunidade um trabalho lindo, só tenho a agradecer.