COTAS NO BRASIL É NOVIDADE.


#cultura


Fala galera, tudo beleza?



Já falei sobre a desigualdade racial e os fatores históricos que impulsionam a necessidade das cotas, então bora nos aprofundar e falar sobre cotas?


Bom, acredito que todos nós sabemos que Cotas no Brasil é uma novidade, se comparado com alguns países espalhados pelo mundo e diante de alguns fatos sobre a escravidão.


Lembrando que o Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão e também aquele que mais exportou escravos.


O primeiro país a adotar as cotas foi a Índia em 1948, que funcionam até hoje e são obrigatórias no serviço público, na educação e em todos os órgãos estatais. Uma pesquisa feita em 2005 mostrou que em 1950, o número de Dalits (Uma casta social oprimida, em geral formada por trabalhadores braçais) que tinham curso superior era de 1%. Em 2005 esse percentual saltou para 12%. “A Índia é um exemplo internacional da utilização do sistema de cotas”, afirma José Jorge de Carvalho, que é um grande estudioso de cotas no Brasil e pioneiro na implantação das cotas raciais na UNB em 2003, junto com a professora Rita Segato.



Aliás, outro país que de certa forma foi pioneiro, são os Estados Unidos que começam a aplicar as cotas em 1960, já aqui no Brasil só em 2012 vira lei que toda instituição superior federal deve destinar 50% de suas vagas para estudantes oriundos de escola Pública ou seja cotas SOCIAIS.


A UERJ já em 2000 foi pioneira na aplicação de cotas sociais e a UNB facudade na qual o professor José Jorge de Carvalho era professor, aplica cotas raciais em 2004 sendo assim pioneira na questão aqui no Brasil.


Dos 50% de vagas para cotas previstas em lei, 25% são destinados aqueles cuja renda familiar é de até um salário mínimo e meio. Desses 25%, 14% são garantidas a negros, pardos e indigenas, desses 14%, 3% para deficientes.


Texto de Isaac Santos

https://www.facebook.com/IsaacdeSantos09/






















#cultura #desigualdade #cota #diversidade

11 visualizações
Conectamos a arte, cultura e alegria de estar com você para fazer um trabalho cada vez melhor. 
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
PARCEIROS
FiQUE POR DENTRO
+55 13 32919464
 
Fotos - Nice Gonçalvez
2002 - 2019 Arte no Dique. Todos os direitos reservados.