Conectamos a arte, cultura e alegria de estar com você para fazer um trabalho cada vez melhor. 
DOE
Contribua com o desenvolvimento das nossas atividades 
PARCEIROS
FiQUE POR DENTRO

RÁDIO PALAFITA

+55 13 32919464
 
2002 - 2019 Arte no Dique. Todos os direitos reservados.

O SOM DO ARTE NO DIQUE

O que foi a invasão de heróis na Vila Gilda de Santos?

No último dia 17.08.19 a comunidade da Vila Gilda em Santos estava cheia de “heróis” de verdade, o Palafitacon, evento geek, trouxe para as palafitas um mundo mágico cheio de personagens, games, jogos de tabuleiros (RPG), workshops, filmes e muito mais para a comunidade.

O evento aconteceu aqui #NoArte, e teve grande participação das crianças do bairro, foi um dia diferente para todos, onde puderam interagir e participar com uma "cultura não muito comum" pelas redondezas.

 

Esse tipo de iniciativa contribui com a educação, gera estímulos, e insere os jovens de periferia “em um mundo” onde dificilmente teriam acesso. O Palafitacon proporcionou para os jovens uma ampla variedade de atividades dos gêneros Geek e Nerd, além de incentivar a leitura com distribuição de gibis.

Foram mais de 500 pessoas no local, distribuídos entre todas as salas da escola, o projeto também contribuiu com a economia criativa local, abrindo espaço para comercio gastronômico dos moradores locais.

Foi surpreendente a “maturidade” do evento, sabendo lidar com a euforia do público, na sua maioria crianças de 07 a 13 anos, e em todo o desenvolvimento desta primeira edição.

 

Felipe Seguro, produtor cultural do Arte no Dique, “Sou nascido e criado na Zona Noroeste de Santos, sou da geração TV Cruj da SBT e da invasão japonesa nas nossas manhãs com Pokemon e Dragon Ball, ficava horas assistindo desenhos, e isso me possibilitou a ter boa criatividade, me incentivou a desenhar, e essa cultura está inserida em mim até hoje, faz parte do meu desenvolvimento como pessoa. Mas eu dificilmente tinha acesso ao cinema, acesso a diversão que são os eventos Nerd, eventos de games, ficava pirado com campeonatos de Winning Eleven, rs, com a molecada da escola, que ajudava a organizar.

A comunidade precisa, os meninos daqui devem ter mais oportunidades de acesso para esses tipos de eventos, ajuda na evolução como cidadão, aprendem a respeitar e se incluem nessa mágica do mundo encantado dos games e filmes, incentiva a leitura com os gibis e hqs, essa prática deve ser mais presente, para os jovens que moram aqui e que também gostam dessas coisas”.

A cidade de Santos tem o título de cidade criativa em audiovisual e também está entre as 5 cidades nerds do Brasil, e o sucesso do Palafitacon, é exemplo de que eventos com essa temática, funciona por aqui na ZN, acreditamos que esse será o primeiro de muitos outros projetos, e que as palafitas possam ganhar novas possiblidades de diversão, para ir além dos bailões tão criticados e mal visto, por boa parte da sociedade santista, mas crianças que moram aqui, também, precisam de “novas” culturas que contribuam para formação delas como cidadãos.