1ª. Edição do Palafitacon

1ª PalafitaCon levará universo geek e nerd ao Dique da Vila Gilda em 17 de agosto, Evento gratuito reunirá quadrinistas, cosplayers, RPGistas, palestrantes e terá diversas atrações.

Santos é a quarta cidade nerd do Brasil, segundo ranking divulgado em maio pela Amazon Brasil. A gigante do comércio eletrônico considerou os dados de vendedores de marketplace nas categorias Eletrônico, Casa & Cozinha e Papelaria. A lista elenca municípios com mais de 100 mil habitantes e avalia a base per capita, a saída dos produtos e os downloads de livros digitais, no período entre abril de 2017 e o mesmo de 2018. Uma nova lista deve ser divulgada em breve. Nos últimos quatro anos, Santos sempre figura no top 8, ao menos.

Durante todo o ano os santistas têm à disposição eventos e projetos geeks. É um segmento que fomenta a cultura, o turismo, a educação, é lúdico, envolve crianças, jovens e adultos, homens e mulheres. Encanta, envolve, e cresce cada vez mais.

Frequentar o universo geek, no entanto, demanda deslocamento e dinheiro. Alguns eventos são gratuitos, outros não. Mesmo nos gratuitos é preciso reservar verba para conseguir comprar quadrinhos, bonequinhos. Nem todos conseguem participar. O Dique da Vila Gilda, por exemplo, é a região de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Baixada Santista. Mais de 25 mil pessoas vivem sobre palafitas, à margem do Rio Bugre.

Com o objetivo de proporcionar a experiência do mundo geek a quem não tem chance de frequentar os demais eventos, surge a PalafitaCon, que ocorrerá em 17 de agosto, das 10h às 18h, no Instituto Arte no Dique. Idealizada pelo produtor cultural André Azenha, do CineZen Cultural (que fez 10 anos de atividades culturais em 2019 e também é responsável pelo Santos Film Fest), a convenção contará com diversas atividades gratuitas e ocupará toda a Escola de Arte e Cultura Plínio Marcos, onde está a Instituição. A iniciativa também visa atrair pessoas de outros bairros de Santos, cidades da Baixada e de outras regiões a conhecerem o Dique da Vila Gilda.

Em 30 de agosto do ano passado o Santos Film Fest - Festival de Filmes de Santos lançou a Gibiteca do Instituto Arte no Dique após campanha de arrecadação de gibis em parceria com a Santos Comic Expo. Mais de 7 mil gibis foram arrecadados. Na ocasião o espaço foi lançado com diversas atrações como os cosplayers do Festa Encantada (princesas Disney) e a galera do fã clube oficial Star Wars Baixada Santista. Houve distribuição de livros e gibis. Hoje a Gibiteca do Arte no Dique funciona diariamente atendendo centenas de crianças da comunidade. E a partir desse momento surgiu a ideia de realizar a PalafitaCon, que reunirá novamente os personagens do Festa Encantada, do grupo Superamigos (cosplayers que fazem ações sociais), dos fã-clubes oficiais de Star Wars e Star Trek, além do Batman Personagem Vivo, entre outros!

“Em 2018 tivemos um vislumbre da importância em trazermos o mundo geek ao Arte no Dique no lançamento da Gibiteca no 3º Santos Film Fest, quando vivemos uma manhã inteira de atividades com cosplayers, distribuição de gibis, exibição de filme, etc. Centenas de pessoas participaram. Conversamos com membros do universo geek santista e todos se empolgaram com a oportunidade de democratizar ainda mais o acesso a este segmento. Teremos quadrinistas, palestrantes, mesas de RPG, jogos de tabuleiro, cosplayes. Todos envolvidos voluntariamente no projeto”, explica André Azenha, que trabalha há cinco anos como assessor de imprensa da ONG.

“Muito importante para comunidade da Vila Gilda e Zona Noroeste ter essa inclusão com o mundo geek, dos games, HQs e tecnologia. Sabemos que é uma realidade tão presente, a tecnologia está aí tão acessível, para todos. Então gosto muito desse envolvimento que mescla o dia a dia da comunidade com a realidade do mundo das fantasias. Os jovens poderão ter contato de perto com aquilo que muitas vezes está tão longe, por conta dos valores dos ingressos mais a distância da localidade. Isso foge muito da realidade aqui dos jovens da comunidade, que hoje possuem, por conta dos acessos às informações, a vontade por filmes dos heróis, games e apps. Isso é o papo dos jovens, independente da classificação social. São assuntos atuais, e eu fico muito grato com essa oportunidade que o PalafitaCon está gerando”, ressalta o produtor cultural do Instituto Arte no Dique, Felipe Seguro.





ATIVIDADES

Várias atividades estão confirmadas. A equipe da Mosh Escola de Arte marcará presença produzindo sketches (artes de personagens feitas na hora) gratuitamente aos interessados. As pessoas poderão pedir o desenho do seu personagem preferido. O projeto Contos Lúdicos será responsável pelas mesas de RGP e jogos de tabuleiros, indicados a todas as idades. Claudio Roberto Basílio, um dos organizadores da Santos Comic Expo, palestrará sobre a importância do super-herói Pantera Negra para a cultura pop e a representatividade. Cosplayers do fã clube oficial Star Wars e das Princesas Disney do projeto Festa Encantada, e do projeto Super Amigos, receberão a plateia para fotos e selfies. Haverá ainda estande especial do Homem-Aranha, exposição de personagens de filmes infantis.


“Estamos realizando o evento na base das parcerias, amizades e entusiastas do setor. Instituições e empresas interessadas em ajudar com estrutura, equipamento e outros elementos são bem vindas. Nossa ideia é contarmos ainda com a parte de lojas, porém desde que ofereçam produtos e valores bem populares a quem estiver frequentando a PalafitaCon, e ainda distribuir gibis e livros gratuitamente”, destaca Azenha. Interessados em contribuir podem entrar em contato pelo email palafitacon@gmail.com ou pela página www.facebook.com/palafitacon.

Conectamos a arte, cultura e alegria de estar com você para fazer um trabalho cada vez melhor. 
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
PARCEIROS
FiQUE POR DENTRO
+55 13 32919464
 
Fotos - Nice Gonçalvez
2002 - 2019 Arte no Dique. Todos os direitos reservados.