1/1

PROJETO NOSSA COSTA

Projeto de extensão mostra a zona costeira sob o olhar das comunidades

O projeto de extensão intitulado Exposição Fotográfica Itinerante Nossa Costa, coordenado pela Profª. Drª. Débora Martins de Freitas do Instituto de Biociências da UNESP (IB-CLP) localizado em São Viecente (SP), tem como objetivo reunir fotografias registradas pelos moradores das comunidades costeiras que retratem os ambientes em que vivem. Com apoio da Associação de Moradores do Mangue Seco e Butantã, Instituto Ecofaxina e Instituto Arte no Dique a amostra visa capturar o olhar das comunidades sobre realidade socioambiental do ambiente costeiro-marinho da região insular-costeira de São Vicente, Santos e arredores, de modo que a população possa refletir sobre suas atitudes diante do ambiente costeiro.

bora 

De Freitas

DeboraExpo.jpg

Desde 2015, Débora Martins de Freitas é Professora do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus localizado em São Vicente (SP). Atua em ensino, pesquisa e extensão em diversos assuntos envolvendo a região costeira, seus ambientes, comunidades e formas de uso dos ecossistemas, educação climática e vulnerabilidade socioambiental. Natural de Rio Grande (RS), Profa Débora também é  membro do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade de Ecossistemas Costeiros desta instituição da UNESP, e atuou de 2016 a 2020 como Embaixadora Educacional (´Australia Global Alumni Embassador for Brazil´) para assuntos envolvendo os países Brasil e Austrália. Assim como outros lugares no mundo e no Brasil, vivemos em uma reunião bela mas com orlas bastantes distintintas de praia e estuário e essas diferenças necessitam ser retratadas para uma melhor gestão, conservação e sustentabilidade socioambiental.

WhatsApp Image 2021-05-05 at 11.22.46.jp

Lenísia 

Freitas

Lenísia Freitas, graduanda em Ciências Biológicas pela UNESP IB/CLP e bolsista do projeto Nossa Cost.

O projeto da exposição Nossa Costa trouxe um novo olhar sobre o dia a dia das comunidades costeiras, e a interação delas com o meio ambiente em que estão inseridas. Deu a possibilidade de enxergarmos pelos olhos dessas comunidades o que eles enxergam diariamente. Foi uma experiência que agregou muito na minha formação profissional e abriu o meu campo de visão sobre a realidade de viver dentro de um ecossistema.

Exposição Itinerante Nossa Costa

De forma visual e perceptiva, a fotoimagem propicia uma linguagem acessível à população na captura das diferentes percepções da sociedade e as reais forma de adaptação das comunidades costeiras mediante as transformações socioambiental do litoral paulista.

Devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19, a exposição está sendo realizada de forma virtual, em parceria com o Instituto Arte no Dique. Posteriormente, assim que a pandemia permitir, serão elaboradas exposições físicas em centros culturais e associações comunitárias.

Venha participar você também, queremos muito ampliar a amostra para outras comunidades da nossa região!!! Para participar envie um e-mail para - debora.freitas@unesp.br

   

PARTICIPANTES DA PRIMEIRA FASE DO PROJETO: EXPOSIÇÃO ITINERANTE "NOSSA COSTA" 

Aciana Expositora .jpg

Aciana Bernardino

Líder comunitária

Moradora do mangue seco há 23 anos.

IracemaEXPOSITORA.jpg

Iracema Batista Monteiro 

Gestora Ambiental

Moradora do Mangue Seco há 5 anos.

EXPOSITORA%2520Isabela_edited_edited.jpg

Isabela Santos de Brito

Historiadora

Moradora do Mangue Seco há 23 anos.