Conectamos a arte, cultura e alegria de estar com você para fazer um trabalho cada vez melhor. 
DOE
Contribua com o desenvolvimento das nossas atividades 
PARCEIROS
FiQUE POR DENTRO

RÁDIO PALAFITA

+55 13 32919464
 
2002 - 2019 Arte no Dique. Todos os direitos reservados.

O SOM DO ARTE NO DIQUE

1/6

O Programa Maré de Ciência estreita as conexões da universidade com os diferentes setores da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável e da melhoria das condições da vida humana, contribuindo para uma transformação positiva na sua região de atuação e das pessoas que ali habitam.

 

A partir de um conjunto integrado de ações, empoderamos cidadãos conscientes e construímos saberes colaborativos na grande temática da ciência e meio ambiente, fomentando ações presentes e futuras - sempre cuidando pela igualdade de gênero, étnica e racial e pela valorização da cultura, história e identidade das comunidades envolvidas.

 

Atualmente o trabalho conta com a parceria do British Council, do Instituto Arte no Dique e da Secretaria do Meio Ambiente de Santos; e apoio financeiro da Fapesp, Newton Fund e CNPq, além de parceiros locais para as ações realizadas.

 

O Maré de Ciência é uma iniciativa de docentes do Departamento de Ciências do Mar da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Barbara Lage

Aqui temos um tempo de troca com a comunidade do Dique da Vila Gilda, através do Instituto Arte no Dique. Um tempo onde trocamos saberes, vivências, anseios. Um tempo de troca de tempo, de risos, de cuidado pelo outro e pelo ambiente onde todos nós vivemos. A partir das trocas, tempo de planejar e executar as mudanças que queremos. Mudanças na universidade, na comunidade, em nós.  

Entendemos que nossos maiores desafios são a sensibilização, o intercâmbio de conhecimento e o engajamento das pessoas. E sabemos que, em todo o mundo, a comunicação entre a universidade e as demais pessoas da sociedade não andou tão próxima nas últimas décadas.

 

Por outro lado, reconhecemos que crianças e jovens costumam ter o tempo mais disponível para interação, são curiosos em ouvir narrativas de moradores e vivenciar atividades pedagógicas junto com cientistas, além de serem excelentes comunicadores. Estas características fazem deles o público-alvo principal do Maré de Ciência aqui no Dique da Vila Gilda e, também, o elo importante entre a UNIFESP e a comunidade adulta.

 

Como é o Maré de Ciência por aqui? Através de atividades lúdicas, experimentos e metodologias ativas de ensino-aprendizagem, despertamos nas crianças e jovens uma visão crítica e científica do seu entorno, misturando com suas próprias vivências e os saberes de moradores adultos.

 

Desta maneira, eles se tornam aproximadores, multiplicadores dos saberes construídos e agentes da transformação socioambiental.

 

Além do conteúdo de meio ambiente, as atividades são organizadas de maneira a trabalhar habilidades individuais de pensamento crítico, responsabilidade, organização, paciência, esforço, pró-atividade, cooperação, expressão e diálogo, coletividade e respeito.

Quanto às crianças e jovens que representam o Maré de Ciência no Dique da Vila Gilda, fomentamos (pequenos) cidadãos mais críticos, multiplicadores dos saberes e agentes da transformação pessoal e socioambiental que estão construindo.

As ações do Maré de Ciência são mediadas por alunos da UNIFESP. O compartilhamento das experiências de nossos alunos e a oportunidade de vivenciar o espaço físico da universidade pública fomenta que as crianças e jovens projetem vivências adultas que incluem a universidade pública.

 

Os monitores vivenciam a valiosa oportunidade de exercitarem habilidades e perfis de egresso previstos nos projetos pedagógicos de seus cursos universitários.

 

Dentre estes perfis, destacamos o compromisso com a conservação e sustentabilidade das zonas costeiras e oceânicas, a responsabilidade socioambiental e a valorização étnico-cultural, o entendimento pleno e a aplicação da interdisciplinaridade da ciência nas questões cotidianas e a capacitação na comunicação profissional através do uso de diferentes linguagens para diferentes públicos.