INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

Conhecimento  e  transformação

sem  fronteiras

O Intercâmbio Internacional do Arte no Dique é um projeto que visa promover a troca de saberes, experiências e hábitos através de expressões artísticas de vários lugares do planeta. 

Por isso, desde 2012 visitamos e recebemos inúmeros artistas com o objetivo de expandir nossos conhecimentos e descobertas sobre as práticas culturais com representantes de outros países.

Nossa ginga, batuque e determinação nos levaram a França, Espanha e Itália, onde nossos alunos que também são moradores da maior favela sobre palafitas do país, tiveram a oportunidade de ser apresentarem em festivais, centros culturais, escolas e igrejas.

 

Da mesma forma, já recebemos artistas e profissionais de países como a Colômbia, Holanda, Nigéria, França, Itália e Inglaterra em nossa sede.

Como fruto dessa iniciativa, dois dos nossos ex-alunos da oficina de percussão, vivem na Europa com os aprendizados aqui do Arte.

JORGE

HENRIQUE SANTOS

Nasc. 07.10.97

Aluno do Arte no Dique

desde 2004.

- Mora na França desde junho de 2018.

-  Bi-lingue (Português e Francês).

- Professor de Percussão na Escola de Música "Tambores da Liberdade" em Marseille na França.

GABRIEL

PRADO

Nasc. 05.04.97

Aluno do Arte no Dique

desde 2006.

- Mora na Itália desde junho de 2016.

-  Bi-lingue (Português e Italiano).

- Professor de Percussão nas escolas de música na região de Molise na Italias.

- Percussionista da banda Bistrot Brasil.

Histórico Internacional

2012

 

O Instituto Arte no Dique representado pelo seu presidente José Virgílio Leal de Figueiredo, em articulação pelo início do trabalho internacional foi convidado para o XI Congresso Ibero - Americano em Madrid na Espanha.

Dentro do planejamento de iniciação do projeto passou pela Holanda para a conclusão do intercâmbio de um grupo de rappers holandeses para o Brasil.

Outro destino da viajem foi a cidade de Paris na França, onde pode articular com advogados franceses especializados no 3º. setor, as documentações e informações necessárias para o início do projeto de Intercâmbio Cultural. 

Brasil - Espanha 

O Instituto Arte no Dique lançou em 2013 o primeiro proje­to internacional, criando uma sub sede na França e organizando uma turnê da Banda Querô pelo país.

Os Jovens da banda criada e promovida pelo Instituto se apresentaram nas cidades de Paris e La Ciotat  nos meses de junho e julho de 2013. Foram 14 integrantes do Instituto  (organizadores, técnicos e músicos) que participaram desta viagem inter­nacional, divulgando a cultura brasileira, a imagem do Arte no Dique e apoiadores.

A viagem ocorreu entre os dias 25 de junho a 11 de julho de 2013 na qual apresentou um repertório rico em obras brasileiras e músicas próprias, além de demonstrações de capoeira.

A Banda Querô participou do primeiro Festival de Músicas da América Latina em Paris. O grupo teve a oportunidade e a responsabilidade de representar o Brasil.

2013

Brasil - França 

 

2014

 

O  Instituto Arte no Dique representado por seu presidente José Virgílio Leal de Figueiredo, representou o Brasil no XII Econtro Ibero-americano da Sociedade Civil na cidade de Puebla no México.  Evento com troca de experências culturais entre paises.

Brasil - México

Brasil - Espanha

O  Instituto participou do Festival Dia de Brasil na cidade de Barcelona na Espanha, foi representando a cidade de Santos, a Banda levou ritmos brasileiros e a batida dos tambores. O Instituto Arte no Dique foi convidado a visitar o escritório do jogador da seleção brasileira de futebol Neymar Jr, que na época defendia o Futebol Club Barcelona. O Grupo fez diversas apresentações pelo Sul da França, principalmente na cidade de La Ciotat.

2015

 

O Arte no Dique fez intercâmbio cultural pelas cidades de Paris, Meaux e La Ciotat na França.  Os jovens do Dique fizeram shows musicais, workshop de percussão e capoeira e apresentação com debate do filme do Instituto Arte no Dique, “Caranguejo do Mangue”.

 

Brasil - França 

 

2016

A banda Querô foi convidada para participar do Festival Villes de Music du Munde que aconteceu em Paris na França, o grupo foi representando a cidade portuária de Santos – Brasil. Os jovens do Arte no Dique foram destaques no festival e tocaram com grandes nomes da música mundial como o grupo de percussionistas da América - Latina  Frapadingos.

Brasil - França 

 

Foi a vez de receber na sede do Instituto Arte no Dique, um grupo de dezessete franceses em parceria cultural com o Estúdio La’telier 13 da cidade de La Ciotat do sul da França. O grupo francês ficou na cidade por 15 dias fazendo diversas atividades culturais, workshops, apresentações culturais e roteiro turistico.

França - Brasil

2017

 

No início de 2018 dois jovens musicos italianos, Vittorio Sabelli e Marco Molino vieram ao Brasil junto com o percussionista formado pelo Arte no Dique Gabriel Padro e trouxeram um belissimo espetáculo na bagagem, uma mistura de musica italiana com o tradicional chorinho brasileiro, misturando o som de clarinete, marimba e pandeiro. Os meninos encantaram as crianças do Arte no Dique e a parceria deu tão certo que os italianos estenderam o projeto para o intercambio de 2019.

Itália - Brasil

2018

 

Cerca de 20 jovens franceses vieram ao Brasil, para apresentações culturais em alguns de teatros de São Paulo e vieram conhecer o Instituto Arte no Dique, As crianças da Orquestra do Atelier 3 Tambours participaram de uma vivência musical, aprendendo e trocando cultura e conhecimento com as crianças da Vila Gilda de Santos.

França - Brasil

Em junho de 2018 o Arte no Dique representado por seu presidente José Virgílio, participou do congresso promovido pelo Vaticano, onde esteve em encontros com membros do Conclave e ministrou uma palestra sobre inclusão social e combate a fome no Brasil para diversas ongs do mundo. O Instituto, continua com suas atividades ligadas ao Vaticano e ao Papa Francisco junto a Universidade Pontíficia Católica de São Paulo e o programa Escolas Ocorrientes.

Brasil - Itália

Em 2018  o Coletivo seguiu para seus sexto intercâmbio internacional, e o destino foi o Sul da Itália na região de Molise, onde dez meninos da Vilga Gilda apresentaram o melhor da percussão brasileira, o Arte no Dique participou de apresentações junto a Universidade Federal da Itália, escolas  e em conservatórios musicais , como o da cidade de Campobasso. O Arte no Dique fechou parceria com as cidades de Larino e Petacciato para expansão do seu trabalho internacional, e desenvolverá novos intercâmbios nos próximos anos.

Brasil - Itália

2019

 

Itália - Brasil

0 Instituto Arte no Dique recebeu no início do ano de 2019   o músico Italiano Antonio Palmisani para intercâmbio cultural, o jovem italiano deu aulas intensivas da lingua italiana, além de participar de apresentaçõe junto ao Coletivo Querô e fez o lançamento do projeto Badauê do Dique.

Brasil - Itália

0 Instituto Arte no Dique levou em dezembro de 2019,  nove alunos da oficina de percussão, para uma maratona musical na Itália. O projeto de Intercâmbio internacional construído para gerar oportunidades aos jovens da Vila Gilda, cada vez mais se consolida no velho continente. Junto ao ex aluno Gabriel Prado e o projeto L'Arte Del'incontro, encabeçado pelo músico italiano Marco Molino da região de Molise, sul da Itália. Os jovens puderam ganhar novos conhecimentos, tiveram contato com uma nova cultura musical e também tiveram a chance de compartilhar um pouco da cultura brasileira. Além de terem a grande oportunoidade de um encontro com o Papa Francisco e passeio pelos monumentos históricos de Roma, como a praça de San Pietro e o Vaticano.

Galeria

1/3
Conectamos a arte, cultura e alegria de estar com você para fazer um trabalho cada vez melhor. 
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
PARCEIROS
FiQUE POR DENTRO
+55 13 32919464
 
Fotos - Nice Gonçalvez
2002 - 2019 Arte no Dique. Todos os direitos reservados.