INTERCÂMBIO INTERNACIONAL 2019 BRASIL - ITÁLIA

Entre os meses de novembro e dezembro recebemos a confirmação que participaríamos de uma audiência com o Papa Francisco. Essa notícia nos encheu de alegria e expectativa de como seria esse possível encontro com a representação máxima da igreja católica em todo mundo, ainda que, sabíamos que qualquer contato direto com ele seria bem difícil.

No dia 11 de dezembro de 2019, já em solo italiano para o intercâmbio cultural Brasil/Itália 2019, projeto especial entre Arte no Dique e Associação L'Arte Dell'incontro, saímos da cidade de San Martino rumo a capital Roma. A viagem levou cerca de quatro horas. Ao chegar na capital (histórica) italiana, milhares de pessoas de todo o mundo aguardavam pelo grande momento da audiência com Francisco.

Nossa presença foi anunciada para que milhares de pessoas presentes no espaço, pudessem conhecer um pouco da história de um instituto criado a dezessete anos atrás, já com o desejo de um dia poder “tocar” em outros solos do planeta.

Ao final do encontro, tínhamos a missão de levar nossas lembranças ao Papa Francisco. Em nossa singela caixa havia uma camiseta do Instituto Arte no Dique e um histórica camiseta do Santos FC, estilo retrô, com a assinatura de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, o rei do futebol.

 

Não tivemos vida fácil para “chegarmos” em Francisco. Sabíamos que audiência era um encontro, um grande celebração e chegar próximo do Papa da igreja católica exigia mais do que um simples pedido.

 

Apresentamos a fotografia  do “Rei” ao profissionais que controlavam o acesso, o que de forma espantosa para eles e para nós, facilitou nosso acesso até o local de encontro com Francisco.

O nosso aluno Maicon Gabriel, morador das palafitas de 11 anos, foi escolhido o “embaixador” do Instituto Arte no Dique na missão que representou milhares de pessoas do Dique da Vila Gilda e região.

Essa fotografia ilustra o olhar sincero e inocente do nosso pequeno aluno e a gratidão por Francisco. Sem dúvida alguma, será um momento que ficará guardado em nossas mentes e corações.

Mas o Intercâmbio cultural não parou por aí, esse foi só inicio da grande trajetória do Arte no Dique e das crianças das palafitas pelo sul da Itália. Precisávamos ainda cumprir o nosso objetivo de realizar mais de cinco apresentações pelas cidades da região sendo quatro especiais com a banda do grande maestro Julio Constanzo e a banda Ketoniche.

 

Por pouco mais de uma semana, ficamos alocados na cidade de San Martino, as crianças tiveram a oportunidade de fazer novos amigos e realizar troca de experiência cultural. Eles tiveram acesso a escola, centro culturais e festas organizadas pelas famílias italianas que acolheram a todos de braços abertos.

 

Nesse período as crianças do Arte no Dique passaram por outras cidades como Guglionesi.

...e depois rumaram para a cidade de Larino, cidade regida pelo grande Maestro Roberto Di Carlo, onde ficaram até o último dia do intercâmbio. Lá tiveram a alegria de passar a ceia de Natal entre as “novas famílias italianas” e puderam ver a tão esperada neve. 

 

Os meninos visitaram outras cidades da região como Casacalenda, Termoli e Montorio e encerram o intercâmbio com uma apresentação no Festival da Luz para mais de 2 mil pessoas.

Conectamos a arte, cultura e alegria de estar com você para fazer um trabalho cada vez melhor. 
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
PARCEIROS
FiQUE POR DENTRO
+55 13 32919464
 
Fotos - Nice Gonçalvez
2002 - 2019 Arte no Dique. Todos os direitos reservados.