Conectamos a arte, cultura e alegria de estar com você para fazer um trabalho cada vez melhor. 
DOE
Contribua com o desenvolvimento das nossas atividades 
PARCEIROS
FiQUE POR DENTRO

RÁDIO PALAFITA

+55 13 32919464
 
2002 - 2019 Arte no Dique. Todos os direitos reservados.

O SOM DO ARTE NO DIQUE

EDUCAFRO VALONGO - Extensão
ARTE NO DIQUE
Educafro, como se conhece hoje,  é a sigla de Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes que nasceu na Baixada Fluminense por iniciativa de Frei David Raimundo dos Santos, nosso atual Diretor Executivo Nacional.
 
A sede da Educafro localiza-se no centro de São Paulo e sua finalidade maior é assessorar os núcleos pré-vestibulares comunitários, inseridos em outros estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, por exemplo.
EDUCAFRO VALONGO

Cada núcleo está organizado de maneira diferente, revelando a criatividade dos alunos e a solidariedade da comunidade.


Fundado em 10 de março de 2001, o Núcleo Educafro Santos Valongo é um dos  8 (oito) núcleos Educafro que compõem a Regional Baixada Santista do Projeto. Estabelecido pela parceria EDUCAFRO / OFS (Ordem Franciscana Secular), o Núcleo Educafro Santos Valongo situa-se na sede da OFS, ao lado do Santuário do Valongo, na cidade de Santos, no qual temos uma das igrejas mais belas e antigas do Brasil.

 

Após 18 anos de vida, o núcleo acaba de efetivar parceria com o Instituto Cultural Arte no Dique no sentido de abrir uma sala de aula na Zona Noroeste, bairro periférico do município de Santos.

 

A inauguração da sala de aula ocorreu no ultimo dia 13 de maio e a expectativa é de que a população negra e pobre local possa usufruir de mais essa ferramenta importante na luta pela inclusão.

 

O sala de aula da Extensão Arte no Dique funciona de segunda à sexta-feira, das 18h00min às 21h00min e sábados, das 8h00min às 12h15min. 

A preocupação da Educafro vai além de buscar somente vagas nas Universidades públicas para negros em especial e pobres em geral. Entre seus principais objetivos, está o desenvolvimento da consciência crítica de todos os alunos beneficiados, através de aulas de cultura e cidadania, buscando o resgate da cidadania e a auto-estima de jovens e adultos, vítimas de anos e anos de uma "escravidão cultural, educacional e social".  
Os Cursinhos de Pré-Vestibular Comunitários funcionam como um Intensivão, na maioria dos núcleos somente aos sábados, das 8 às 20 horas. Alguns núcleos funcionam durante a semana à noite, das 19h às 22h30. Outros fazem horários especiais, em função da disponibilidade do espaço físico.